A praça principal do distrito de Urandi, no município de Pindaí/BA, foi palco de uma grande celebração da cultura, da produção local e da economia solidária nos dias 31 de julho e 1º de agosto, durante a 5ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Cultural.
O evento, que já se consolidou como uma das mais importantes iniciativas de valorização da agricultura familiar na região, contou com o engajamento ativo do IDSB (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano), através do Cesol Sertão Produtivo, que participou da organização da feira e marcou presença ao longo de toda a programação. Durante os dois dias de evento, o público pôde prestigiar a exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e da economia solidária, além de uma programação cultural diversificada, com apresentações de reisado, música regional, dança afro, capoeira, balé e moda de viola. A solenidade de abertura oficial contou com a presença de representantes de instituições locais e regionais, parceiros estratégicos e lideranças comunitárias.
Para o Cesol Sertão Produtivo, a feira representa uma oportunidade de integração entre produção, cultura e identidade territorial. “É nesse tipo de iniciativa que conseguimos visualizar, na prática, a força da economia solidária e a importância de fortalecer as redes locais de cooperação e comercialização”. Destacou o coordenador geral do Centro Público Sertão Produtivo, Ramon Lima.
O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Pindaí, em parceria com o Cesol Sertão Produtivo, STTR Guanambi, CredBahia, Sala do Empreendedor de Urandi, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, além da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico. Todas as instituições totalmente comprometidas com o desenvolvimento regional sustentável.
Por meio do apoio técnico e institucional aos empreendimentos, o Cesol reafirma seu compromisso com o fortalecimento de práticas sustentáveis e solidárias.
ASCOM






