Na maior praça da cidade e tradicional centro de grandes eventos, a Praça do Feijão, reuniu durante a Feira de Negócios, realizada no período de 08 a 13 de abril, mais de 75 expositores regionais com os mais diversos serviços. Em mais uma parceria junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, visando fomentar a Economia Solidária e sustentável, o CESOL – Território Sertão Produtivo, abrilhantou o evento municipal, recebendo um grande número de pessoas em suas instalações. Durante as noites de exposição, a equipe CESOL recepcionou mais de 5 mil visitantes em seu stand, o que demonstra um grande interesse da comunidade por produtos ou iniciativas relacionadas à Economia Solidária no território. Desta forma, possibilitou a ampliação das atividades desenvolvidas, além da efetivação de encomendas, e a geração de um bom volume de negócios para os Empreendimentos da Economia Solidária (EES) assessorados, fortalecendo a comercialização e o reconhecimento das produções locais. Destacando, principalmente, a produção dos Empreendimentos Solidários assistidos que trabalham com bens de consumo.
Durante a Feira de Negócios, os visitantes puderam conhecer e adquirir produtos dos nossos empreendimentos assessorados, entre eles: bonecas, toalhas de mesa, panos de prato e lembranças, além de cestos de palha e cipó, e confecções de materiais em madeira reciclados. Na área de alimentação: doces, geleias, pães, beijus, farinha, manteigas, temperos, sucos e polpas, licores e aguardentes, fruto do trabalho coletivo das associações.
O Cesol Sertão Produtivo é uma política pública do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Tem a gestão da organização social Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano – IDSB. Oferecendo assessoria através da assistência técnica, formação, incentivo da comercialização e divulgação voltados para empreendimentos que praticam os princípios da Economia Popular e Solidária, pautados no trabalho coletivo, autogestão, cooperativismo, sustentabilidade e preço justo. Além da capacitação, orientação jurídica, administrativa, contábil e financeira, e espaço para divulgação e comercialização dos produtos. Além disso, o equipamento público disponibiliza gratuitamente serviços de assistência técnica; sem contar a transferências de equipamentos e insumos produtivos, apoio à incubação de empresas e projetos que se enquadram no universo da economia solidária.
O coordenador geral do Cesol – Território Sertão Produtivo – Ramon Lima, durante entrevista a uma emissora de rádio local, afirmou a importância e satisfação de apresentar essa política pública de forma efetivada e gerando resultados para a comunidade guanambiense e regional. “Recebemos com muito apreço o convite para estabelecer a parceria em mais uma edição do evento. Tivemos aqui em todos os dias de realização desta Feira, enfatizando os produtos de nossos empreendedores e o trabalho realizado pelo Cesol, através da nossa equipe que está presente aqui na Feira. E os resultados foram surpreendentes. Vale muito a pena acreditar na geração de emprego e renda através da Economia Solidária, do cooperativismo e da sustentabilidade ambiental”. Destacou.
O evento foi um enorme sucesso de participação popular, oportunidade de negócios para os expositores, visibilidade das marcas e produtos, prospecção de clientes, fechamento de negócios, visita de comitivas da região, participação gestores públicos, caravana de outras cidades e network. Evento contou ainda com palestras e atrações musicais. O prefeito Arnaldo Azevedo parabenizou todos os envolvidos e salientou do sucesso da quarta edição, destacando que a feira entrou definitivamente para o calendário comercial da região.
Por: Juliana Alves (MTB 06507/BA)