A equipe técnica do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), gerido pelo IDSB em Guanambi, está atuando em toda a região do Sertão Produtivo, conseguindo alcançar ótimos resultados durante o primeiro e segundo trimestres de 2013.
Equipe na inauguração do Cesol. Foto: IDSB
As metas previstas para este período foram atendidas, sendo realizados 12 Estudos de Viabilidade Econômica (EVE) dos empreendimentos de Economia Solidária diagnosticados, e seis em processo de finalização. Os estudos representam uma das principais metas trimestrais acordadas com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) para fortalecimento e assistência a empreendimentos de economia solidária da Região do Sertão Produtivo.

Treinamento da Equipe do CESOL para a metodologia de trabalho. Foto: Cesol
Atividades de planejamento, treinamento da equipe, avaliação interna e de diálogo e orientações. Foto: Cesol
Um dos motivos do bom resultado do trabalho desenvolvido até aqui é a capacitação constante dos 13 profissionais que atuam no Cesol, que estão bem preparados para prestar o melhor serviço aos empreendimentos atendidos. Para treinamento da equipe já foram realizadas no segundo trimestre quatro oficinas de qualificação, todas relacionadas à construção, teste e avaliação das ferramentas e procedimentos metodológicos de trabalho, proporcionando nivelamento e aprendizado coletivo para maior preparo da equipe ao trabalho de campo.
Os agentes também participaram de outras duas atividades de qualificação: dois módulos do curso de Viabilidade Econômica realizados pela Universidade Católica de Salvador, e outro relacionado ao preenchimento e lançamento de dados no sistema do CadCidadão, promovido pela Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre).

Reunião de equipe do Cesol com a instituição responsável pela gestão - IDSB. Foto: IDSB
Além disso, toda a equipe foi acompanhada por uma especialista em treinamento e gestão do conhecimento, que propôs e construiu, coletivamente, as etapas e ferramentas de trabalho na fase inicial de atuação do Cesol. Há muito empenho e seriedade para que as metas sejam alcançadas e os empreendimentos assessorados da melhor forma.